Notícia

Publicado em 19 de outubro de 2012 às 09h45

Acompanhe a retrospectiva dos principais acontecimentos do setor florestal na semana

#1 Especialistas apontam desafios para desenvolvimento florestal no Brasil

A mesa redonda florestal organizada pela Painel Florestal em parceria com a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, da última quarta-feira, 10, durante o 45° Congresso e Exposição de Celulose e Papel - ABTCP 2012 apontou os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento florestal no país.

Leia mais

#2 Extração de Madeira Shovel Logging

Shovel Logging é uma técnica de se remover madeira, que em resumo pode ser definida como “movimentação de madeira por escavadeira hidráulica”.

Leia mais

#3 Pesquisadores se aproximam de controle biológico do Percevejo Bronzeado

No dia 10 de agosto, em uma das fazendas da empresa associada V&M Florestal em Paraopeba (MG), foi realizada a primeira liberação no Brasil do parasitoide Cleruchoides noackae (Hymenoptera: Mymaridae), inimigo natural do Thaumastocoris peregrinus, o percevejo bronzeado.

Leia mais

#4 Vetorial garante preço para fornecedor de carvão vegetal de floresta plantada

Com aproximadamente 40 mil hectares de florestas já plantadas de eucalipto destinadas à produção de carvão vegetal em Mato Grosso do Sul, a Vetorial deu início - na última semana, a uma nova modalidade de parceria.

Leia mais

#5 Biogás surge como boa opção a propriedades rurais

A utilização do biogás gerado por dejetos de animais para a geração de energia surge como uma boa alternativa para as propriedades rurais. Além de evitar a contaminação de nascentes, rios e do próprio solo, o biogás pode contribuir para gerar renda as propriedades rurais e desenvolvimento de determinada região.

Leia mais

#6 Boa notícia para o setor de madeiras nobres em Mato Grosso do Sul

Considerada uma referência nacional no mercado florestal de madeiras nobres, com plantios já consolidados de Guanandi, Mogno Africano, Mogno Brasileiro, Teca, entre outras espécies e clientes atendidos por todo o Brasil, a Tropical Flora anunciou esta semana a formalização da parceria técnica e comercial com a Fértille Florestal, empresa sediada em Campo Grande, uma excelente notícia que elevará ainda mais o padrão de qualidade do mercado florestal de madeiras nobres do Mato Grosso do Sul.

Leia mais

#7 A silvicultura no litoral norte da Bahia

Se você perdeu o Painel Florestal do último sábado, confira aqui, as principais novidades e contextos do setor.

Leia mais

#8 Melhoramentos apresenta nova versão da fibra de alto rendimento

Após ter comemorado 122 anos de existência no mercado, a Melhoramentos apresenta ao mercado, durante a ABTCP – 45° Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, a nova versão da fibra de alto rendimento chamada: NeoLux, que deverá ser amplamente utilizada como matéria-prima por fabricantes de papel cartão, papéis higiênicos, papéis toalha, cartonados, entre outras aplicações.

Leia mais

#9 Semanas acadêmicas de Engenharia Florestal acontecem no Centro-Sul do país

Eventos debatem desde legislação florestal à sustentabilidade na produção

Leia mais

#10 Brasil terá polícia especializada no combate ao desmatamento

O Brasil contará com um novo organismo policial formado por agentes especializados no combate aos crimes ambientais que terá como principal tarefa a defesa da Amazônia.

Leia mais


Fonte: Painel Florestal
Fonte: Painel Florestal

Notícias Relacionadas

  • Reflore promove Mostra de Sustentabilidade

    Publicado em 11 de março de 2013 às 14h34

    É rara a possibilidade de juntarem-se diversos tipos de atividades produtivas num mesmo território, sem que haja algum tipo de conflito gerado pela competição dos produtores na exploração dos recursos disponíveis. Essa possibilidade é ainda mais rara... Leia mais +

  • Reflore promove Mostra de Sustentabilidade

    Publicado em 05 de dezembro de 2012 às 15h45

    Governo e iniciativa privada querem formar base florestal para abastecer indústrias potenciais É preciso fomentar o crescimento das áreas de florestas plantadas para atrair indústrias de celulose para o Tocantins”. Foi o que afirmou o pesquisador... Leia mais +

  • Reflore promove Mostra de Sustentabilidade

    Publicado em 13 de novembro de 2012 às 08h33

    Embora seja óbvio que o carvão vegetal deva ser comercializado por peso e não por volume, haja vista que o que importa é a quantidade de massa e carbono fixo, mas por questões gerenciais e interesses escusos, estranhamente a unidade adotada sempre foi... Leia mais +

Voltar para a listagem